Blog da Vita

Benefícios e usos dos finalizadores

Benefícios e usos dos finalizadores

Os cuidados com os cabelos precisam de uma atenção especial, pois cada momento do haircare é importante e tem um objetivo específico para melhorar a saúde dos fios. E não, os cuidados não param dentro do box! O pós banho também é muito importante e faz toda a diferença para um tratamento capilar adequado.

Estamos falando dos finalizadores, nossos queridinhos de cada dia que são verdadeiros milagreiros para a nossa cabeleira. Aqui entram os cremes de pentear, sérum, leave-in, reparador de pontas, sprays de brilho e muito mais. Cada um pensado para cada etapa da finalização do penteado. 

Mas afinal, qual a necessidade e os benefícios em usar produtos pós banho? Vamos clarear suas ideias para que, ao final deste artigo, você garanta seus finalizadores indispensáveis e comece pra já o tratamento capilar que o seu cabelo merece!

Fontes de calor – secador, chapinha e modeladores

Antigamente, os produtos cosméticos finalizadores eram destinados basicamente à hidratação e modelação dos penteados, mas com o passar do tempo, do avanço da tecnologia e das novas necessidades, esses produtos (que cuidavam da estética) passaram também a cuidar da saúde dos fios.

Uma das causas principais disso acontecer foi o crescimento massivo do uso de fontes de calor como secadores, chapinhas e modeladores. Esses tratamentos térmicos, usados diariamente ou em excesso, acabam prejudicando (e muito) a saúde dos fios, pois causam danos internos na estrutura da fibra capilar, deixando os cabelos fracos, ressecados e opacos. Foi aí que surgiu a necessidade do mercado de cosméticos criar finalizadores com ação termoprotetora, ação antioxidante, ação selante etc.

Mas o que acontece, de fato, para que as fontes de calor prejudiquem os cabelos? Simples: o calor em excesso acaba desidratando a principal proteína capilar, a famosa queratina! E ela é nada mais nada menos que a responsável pela estrutura do fio, compondo cerca de 85% de seu peso e sendo responsável por fatores como resistência e elasticidade.

Essa mudança interna acaba fazendo com que as madeixas percam muita água, sais minerais, vitaminas e outros nutrientes super importantes, podendo até levar à queda pelo enfraquecimento dos folículos capilares. 

Agentes externos e radicais livres 

Outro fator importante a ser levado em conta são os efeitos negativos dos agentes externos e os radicais livres, que contribuem para que os cabelos percam suas propriedades positivas e envelheçam precocemente. 

Os finalizadores com proteção térmica, ativos antioxidantes e extratos naturais selantes realizam o papel de impedir que os fios percam água e nutrientes, protegem de fatores como chuva, poluição, água do mar e de piscina, raios solares etc., deixando os cabelos protegidos e, consequentemente, saudáveis por muito mais tempo.

Ok, então o que eu preciso usar para evitar que isso aconteça? 

Usar os benditos finalizadores! E agora a gente te ajuda com a função de cada um para você saber exatamente o que usar e quando usar 🙂

SÉRUM E LEAVE-IN

O sérum e o leave-in vão proteger seus fios das fontes de calor, hidratar, nutrir e até reparar a fibra capilar. Use dando um espaço de 2 a 3 dedos da raiz e passe até às pontas antes de se aventurar no secador, chapinha ou modelador.

Para usar essa dupla dinâmica, escolha produtos com proteção térmica e atente-se ao seu tipo de cabelo. Para as lisas e levemente onduladas (com maior oleosidade capilar), o ideal é escolher os cosméticos mais leves, finos e de rápida absorção. Já as fortemente onduladas, cacheadas e crespas (com maior ressecamento dos fios) podem optar por produtos mais hidratantes e consistentes.

CREME DE PENTEAR

O creme de pentear é uma ótima pedida para quem tem cabelos cacheados, pois geralmente são mais hidratantes, proporcionando uma modelagem melhor dos cachos e ondas. Ele é mais indicado para quem deixa os fios secarem naturalmente e a dica é optar por produtos com alto poder umectante. Invista nos que contém d-pantenol, glicerina vegetal e ácido hialurônico.

REPARADOR DE PONTAS

O reparador de pontas é o passo final da finalização do tratamento. Ele é um óleo próprio para ser usado após o secador, a chapinha ou o modelador, com propriedades altamente hidratantes e emolientes. 

Ao contrário do que o nome diz, ele também pode ser usado ao longo do comprimento dos fios, mas o foco são as pontas, lugar de maior ressecamento onde a oleosidade natural muitas vezes não consegue atingir. O resultado são cabelos mais hidratados e com menos pontas duplas. 

SPRAY DE BRILHO

O spray de brilho foca mais na parte estética, pois sua função é deixar os cabelos super iluminados. Para quem tem cabelos tingidos é a opção perfeita, pois também protege a cor, demorando mais para desbotar. Mas não se esqueça de investir em um produto com proteção térmica básica ou com ativos antioxidantes, que vão garantir que sua fibra capilar não seja lesionada pelos agentes externos. 

Pronto, agora você já pode praticar o uso dos finalizadores com segurança e diversão. Porque cabelos bonitos são cabelos saudáveis! 

Últimas Postagens

A era da antiqueda chegou!

A era da antiqueda chegou!

O Bioxidil é um tônico capilar da linha Cavalo Real, desenvolvido biologicamente para quem sofre com a perda excessiva de…
Guia perfeito para cabelos hidratados e nutridos com a linha Óleo de Argan

Guia perfeito para cabelos hidratados e nutridos com a linha Óleo de Argan

A gente sente quando nosso cabelo está precisando de cuidados especiais, né? Minha linha Óleo de Argan é referência quando…
Umectação capilar: o poder dos óleos vegetais

Umectação capilar: o poder dos óleos vegetais

A umectação capilar é uma técnica de tratamento super famosa entre as cacheadas e crespas, mas qualquer tipo de cabelo…
Benefícios e usos dos finalizadores

Benefícios e usos dos finalizadores

Os cuidados com os cabelos precisam de uma atenção especial, pois cada momento do haircare é importante e tem um…