Blog da Vita

Cuidados para cabelos secos

Cuidados para cabelos secos

Você sabia que cabelos secos são considerados um fator genético? Ou seja, é um tipo de cabelo de qualidade seca, da mesma forma que existem madeixas que são oleosas.

Eles podem ser confundidos com cabelos ressecados, pois possuem sinais semelhantes: volume e frizz excessivos, fios embaraçados, fracos e quebradiços, opacidade e pontas duplas. Entretanto, os ressecados são consequências de danos causados por agentes externos, enquanto os secos são um tipo de madeixa.

O couro cabeludo do cabelo seco produz menos oleosidade do que a necessária para manter a hidratação. Porém, existem fatores que pioram essa natureza: o uso excessivo de fontes de calor, como secador e chapinha, retiram a umidade dos fios, assim como a temperatura da água do chuveiro, os procedimentos químicos e a falta de protetor térmico.

Separei algumas dicas de como cuidar de um cabelo seco e já te falo que a primeira coisa a se fazer é aceitá-lo. É uma condição dos seus fios, então faça as pazes com eles e capriche nos tratamentos! Confira abaixo a listinha que preparei.

  • Conforme já dito, a temperatura do chuveiro influencia e muito! Quanto mais quente, mais as cutículas se abrem e os fios são danificados.

  • 1 vez por semana, faça uma boa hidratação para repor a água e devolver a umidade do cabelo.
  • Sempre (eu disse sempre!) use protetor térmico. Não só antes de usar fontes de calor, mas também no dia a dia.
  • De 3 em 3 meses, dê aquela aparadinha nas pontas para manter a saúde dos fios.

  • Use e abuse dos óleos! Eles têm um alto poder de eficácia e podem ser usados puros ou misturados na máscara.

  • Cuide da sua alimentação! Comidas com Ômega-3 e ácidos graxos, como peixes, podem ajudar a aumentar a oleosidade natural do couro cabeludo.


Comece a colocar essas dicas em prática até que elas se tornem hábitos! Você verá seus fios voltando à vida. Depois me conta se tem alguma dica valiosa para cabelos secos – é só me mandar uma mensagem lá no Instagram @vitaseiva!

Cuidar das madeixas é um ato de amor próprio, viu? Não se esqueça disso. <3

Últimas Postagens

Mudanças capilares para arrasar no visual!

Mudanças capilares para arrasar no visual!

Mudar o visual também é autocuidado. Além da questão estética, tal escolha pode ter significados mais profundos. Separei algumas mudanças…
Cuidados para cabelos secos

Cuidados para cabelos secos

Você sabia que cabelos secos são considerados um fator genético? Ou seja, é um tipo de cabelo de qualidade seca,…
Óleos milagrosos para sua rotina de tratamentos

Óleos milagrosos para sua rotina de tratamentos

Os óleos capilares são conhecidos por oferecerem um tratamento surpreendente aos cabelos! Se você é uma Vita Lover que acompanha…
Como recuperar um cabelo danificado

Como recuperar um cabelo danificado

Assim como tudo em nosso organismo, nossas madeixas também respondem aos nossos cuidados – ou à falta deles. Quem nunca…